A Aegea – holding controladora da Águas de Camboriú – intensificou deste o mês de maio seu posicionamento contra o racismo, reafirmando de maneira clara e visível que essa prática é criminosa e intolerável em qualquer âmbito da companhia. Com isso, uma versão atualizada da sinalização “Racismo é Crime”, desenvolvida pelo programa Respeito Dá o Tom, será implementada em todas as unidades da empresa no país.

 

O racismo, conforme estabelecido pela Constituição Federal, configura crime inafiançável e imprescritível. A Lei nº 7.716/1989 define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor, e a Lei nº 14.532, de 11 de janeiro de 2023, tipificou a injúria racial como crime.

 

As placas informativas estão sendo instaladas em locais como lojas de atendimento, áreas administrativas e bases operacionais, comunicando a colaboradores, clientes e comunidades o compromisso da Aegea com um ambiente de respeito, diversidade e inclusão.

 

“Esta sinalização reforça nosso compromisso institucional com a criação de ambientes seguros, diversos e inclusivos, em consonância com nossa visão de

ESG e nosso papel social como a maior empresa privada de saneamento do Brasil”, declara Keilla Martins, coordenadora do Programa Respeito Dá o Tom.

 

Mais do que um comunicado, a sinalização representa uma mensagem firme e necessária: racismo não é uma opinião aceitável, mas sim um crime. O combate a essa prática exige ações concretas, políticas consistentes e um posicionamento público inequívoco, além de mera intenção.

 

Segundo a coordenadora do programa, o enfrentamento ao racismo é um valor institucional permanente, sustentado por práticas estruturadas que incluem formação contínua, protocolos internos, metas e indicadores. A empresa busca consolidar um ambiente de trabalho que valorize e respeite a equidade racial como um princípio fundamental de sua cultura.

 

“Essa perspectiva se baseia na compreensão de que o racismo não é apenas uma questão individual ou moral, mas sim um problema estrutural e histórico, demandando, portanto, respostas igualmente estruturais”, enfatiza Keilla.

 

Acompanhe também informações da Águas de Camboriú no facebook https://www.facebook.com/aguasdecamboriu e Instagram da concessionária https://www.instagram.com/aguasdecamboriusc.

 

 

Visited 6 times, 1 visit(s) today