A Aegea de Santa Catarina atua na construção de um futuro mais saudável e sustentável. As concessionárias no estado – Águas de Bombinhas, Águas de Penha, Águas de Camboriú, Águas de São Francisco do Sul e Águas de Palhoça – reforçam o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente com o ODS 6: Água potável e saneamento.

 

O ODS 6 busca garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água e do saneamento para todas as pessoas até 2030. No Brasil, o desafio é grande: mais de 33 milhões de pessoas ainda vivem sem acesso à água tratada, e cerca de 90 milhões não têm coleta de esgoto, segundo dados do Instituto Trata Brasil com base no SNIS. Frente a esse cenário, a Aegea de Santa Catarina trabalha em sentido contrário — com investimentos contínuos em infraestrutura, tecnologia e expansão dos serviços essenciais.

 

As metas do ODS 6 envolvem, entre outros pontos, a universalização do acesso à água potável, a melhoria da qualidade da água, a redução da poluição e o tratamento adequado de esgoto. Todas essas ações já fazem parte do planejamento estratégico da Aegea de Santa Catarina e são conduzidas com base em indicadores de desempenho e transparência.

 

“O ODS 6 representa um chamado global à ação, e temos orgulho de dizer que, em Santa Catarina, já estamos respondendo com investimentos, planejamento e resultados concretos. Garantir o acesso à água tratada e ao esgotamento sanitário é garantir mais saúde, dignidade e qualidade de vida para a população”, completa a presidente das concessionárias, Reginalva Mureb.