Os esforços da Aegea para promover a diversidade racial e a inclusão já são reconhecidos nacionalmente. A companhia conquistou a certificação do IEER – Índice de ESG de Equidade Racial, concedida pelo Pacto de Promoção da Equidade Racial, que reconhece empresas com práticas efetivas nesse tema. Em Santa Catarina, essas iniciativas foram adotadas pelas concessionárias Águas de Penha, Águas de Bombinhas, Águas de Camboriú, Águas de Palhoça e Águas de São Francisco do Sul, reforçando o compromisso da empresa com um ambiente corporativo mais diverso e inclusivo.

 

O IEER é uma metodologia que avalia, de forma técnica e comparável, o comprometimento das empresas com a equidade racial. A análise considera dados demográficos, políticas internas e práticas de gestão, identificando o nível de equilíbrio racial nas organizações. No caso da Aegea, o processo foi conduzido pela Certificadora Ser Antirracista, responsável por examinar evidências e resultados concretos das iniciativas promovidas pela companhia.

 

A certificação reforça o impacto do Programa Respeito Dá o Tom, criado com o objetivo de refletir, no quadro de colaboradores, a diversidade da população brasileira. Com oito anos de trajetória, o programa se consolidou como política institucional de equidade racial, promovendo ações afirmativas, letramento racial e sensibilização em todas as unidades da empresa.

 

“O Respeito Dá o Tom nasceu com o intuito de espelhar as comunidades que atendemos dentro da companhia. Hoje, com 24 mil colaboradores em quase 900 municípios, representamos a pluralidade dos diferentes Brasis, e isso é motivo de orgulho. Essa certificação representa ter vencido um desafio que tínhamos de avançar com esse tema, tão importante para a companhia”, afirmou Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea.

 

A coordenadora corporativa do programa, Keilla Martins, destaca que os resultados também se refletem fora da empresa: “A Aegea vem contribuindo com esse aumento da liderança negra não só dentro da companhia, mas também nos territórios onde atuamos”, disse. “Com a certificação, a Aegea consolida sua trajetória como referência nacional no fortalecimento da diversidade e no combate ao racismo estrutural, reafirmando seu compromisso com um ambiente corporativo mais plural, justo e representativo”, completa.