Você já ouviu falar das descargas de rede? São procedimentos totalmente seguros realizados pela Águas de Camboriú para auxiliar na manutenção da qualidade da água distribuída à população. A operação é realizada por meio dos pontos de descargas, acessórios instalados em locais estratégicos da rede de distribuição e têm a função de expurgar a água da tubulação, colaborando na limpeza do sistema e mantendo a qualidade da água distribuída.

Conforme Reginalva Mureb, presidente da Águas de Camboriú, geralmente a descarga de rede é realizada como contingência quando ocorre algum rompimento na tubulação– casos onde pode ocorrer alteração da qualidade.

“A descarga é uma ação operacional adotada em casos de manutenções corretivas, a fim de evitar que materiais sólidos decorrentes da execução entrem na rede de água e alterem a sua qualidade. Com o cronograma, estamos alterando a lógica de trabalho. Ao invés de sermos corretivos, seremos preventivos”, explica. “Procedimentos assim evitam possíveis intempéries, como reclamações de qualidade no sistema, e nos ajudam a garantir a qualidade da água para a população”, completa.

Os principais locais onde estão instalados os pontos de descargas são em regiões como final de rede ou partes baixas, por exemplo, onde pode ocorrer acúmulo de sedimentos. Por essa razão os moradores não precisam estranhar caso presenciem uma descarga, que nada mais é do que a retirada de água das tubulações.

“A primeira vista as pessoas podem estranhar, pois pode parecer desperdício, ou um vazamento de água. Mas é uma manutenção totalmente controlada e projetada pelas equipes”, explica.

Saiba mais sobre a Águas de Camboriú pelas redes sociais no Instagram: @aguasdecamboriusc e Facebook www.facebook.com.br/aguasdecamboriusc