Signatário do Movimento Nacional ODS Santa Catarina desde 2016, o Semasa Itajaí recebeu nesta segunda-feira (18 de março) o Selo de Signatário 2024, que representa o cumprimento dos compromissos ao longo de 2023 e a reafirmação do comprometimento com as metas do desenvolvimento sustentável também ao longo deste ano.

O Semasa já estava presente na fundação do comitê de Itajaí e região em 2014, quando o movimento ainda se chamava “Nós Podemos” e se concentrava nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, dividindo o plano de ação global em 17 objetivos em prol das pessoas, do planeta, paz, parcerias e da prosperidade.

O Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6, “Água Potável e Saneamento”, encompassa precisamente a atuação efetiva do Semasa. Outro ODS em que a autarquia itajaiense se destaca é o 17, “Parcerias e Meios de Implementação”, por seu histórico de sucesso em ações conjuntas com outras instituições, dentre as quais temos o exemplo do Juntos Pelo Rio, que terá sua 11ª edição neste sábado (23).

“Receber o certificado pelo cumprimento dos seis compromissos de adesão é mais do que um reconhecimento, representa um grande estímulo para continuarmos engajados no desenvolvimento de ações coordenadas e focadas, com propósito e impactos significativos”, explica Natália Pires, Relações Públicas do Semasa, que representa a instituição no comitê local, fazendo parte da Coordenação de Comunicação.