O prefeito municipal, Volnei Morastoni, sancionou a Lei Nº 7.618, que autoriza desconto na fatura de água de todos as unidades consumidoras de Itajaí. A proposta havia sido encaminhada ao poder executivo pelo Semasa – Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura de Itajaí – e passou pela aprovação da Câmara de Vereadores, em duas sessões. A Lei foi publicada na edição nº 2.785 do Diário Oficial, de 15 de março de 2024.

O desconto será de 23,3% referente ao consumo de água registrado no mês de janeiro de 2024. O valor será debitado na próxima fatura emitida pela autarquia. O objetivo é compensar os prejuízos causados pela turbidez nas torneiras, que atingiu praticamente todas as regiões da cidade no início do ano, com exceção das localidades abastecidas por fontes alternativas. “A decisão foi tomada após posicionamento da área técnica que detectou problemas após a saída da água das estações de tratamento. A turbidez foi causada por fenômenos climáticos ocorridos no semestre anterior, junto ao alto consumo registrado desde o dia 22 de dezembro, que alterou a pressão e vazão na rede”, explica o diretor geral, Diego Antônio da Silva.

A turbidez, ou cor na água, ocorre pelo desprendimento de partículas de ferro e manganês incrustadas nas tubulações que fazem a distribuição da água. A nota técnica, elaborada pela Diretoria de Saneamento e pela empresa terceirizada responsável pelas operações do sistema de água, salienta que nos meses de setembro, outubro e novembro de 2023, a região do manancial de captação do Semasa (rio Itajaí-Mirim) sofreu sete eventos climáticos de grande impacto com diferentes intensidades. Entre eles, o excesso de chuvas, alta de turbidez na água bruta e ainda eventos de “seca” de rede. Essas ações impactaram as operações das estações de tratamento e ocasionaram variações na vazão e na pressão da distribuição de água. Devido a estes imprevistos, o fenômeno indesejado de água suja pode ter se potencializado em alguns bairros.

Para minimizar os problemas ocorridos, o corpo técnico do órgão realizou alguns procedimentos operacionais, como aumento do agente de quelação (sequestro) dos elementos ferro e manganês nas águas produzidas pelas Estações de Tratamento, aumento efetivo das descargas para limpeza da rede, aumento do agente de floculação de água e limpeza de filtros das ETAs com maior frequência. Estas ações foram complementares para melhorar a qualidade no tratamento e na rede de distribuição e assim minimizar os efeitos da água com turbidez.