O programa De Olho no Óleo, desenvolvido pela Águas de Camboriú, tem o objetivo de conscientizar a população acerca da importância da correta destinação do óleo de cozinha usado e os malefícios do descarte incorreto na rede de esgoto e meio ambiente.

 

Já são mais de 30 eco pontos, distribuídos de forma estratégica dentro dos municípios por cada concessionária, utilizados como pontos de coleta do óleo usado. O produto é revendido por uma empresa contratada e todo o recurso financeiro obtido com a venda é destinado ao apoio às instituições do município. Para se ter uma ideia, somente neste ano mais de 1.300 litros de óleo de cozinha utilizados já foram coletados nas quatro cidades.

 

De acordo com a presidente da empresa, Reginalva Mureb, “só juntos podemos resolver esse problema. Por vezes a comunidade desconhece os prejuízos da contaminação, mas somos capazes de mudar esse cenário com o engajamento de todos da sociedade organizada, fazendo a nossa parte e levando isso para fora”, esclarece.

 

Como fazer o descarte correto do óleo

1. Filtre o óleo

2. Após utilizar o óleo para frituras, é necessário filtrá-lo assim que ele esfriar — sobretudo se for em frituras que deixam restos de comida.

 

Após utilizar o óleo de fritura, resfriá-lo e filtrá-lo, armazene-o em uma garrafa PET. Essa atitude reduz os riscos de entupimento de tubulações e conserva o óleo para que ele seja encaminhado para os pontos de coletas do programa De Olho no Óleo.

 

Para saber mais sobre a Águas de Camboriú acesse as redes sociais da empresa no Instagram @aguasdecamboriusc ou endereço www.facebook.com.br/aguasdecamboriusc. Vale ressaltar que, além da concessionária, o De Olho no Óleo é uma iniciativa promovida também pela Águas de Penha, Águas de São Francisco do Sul e Águas de Bombinhas.